Freunde Musikanten de Blumenau, representando a musica alemã no Brasil, com repertório essencialmente alemão é incrementado com músicas italianas, mexicanas, sertanejas, gaúchas e até de forró.

O que mais chama a atenção nesta trupe musical são os instrumentos, nada convencionais, que representam a criatividade dos primeiros imigrantes em adaptar utensílios do dia a dia para fazer música. O teugelsgeige (violino do diabo), o bassbrett (uma tábua de contrabaixo com cabo de vassoura), o fassbierguitar (guitarra que distribui chope) e o bandaneon (harmônica de boca) se destacam entre os tradicionais teclado, acordeon, trompetes e trombone.

O Choppmotorradverein Freunde Musikanten tem um CD gravado e está finalizando a produção do primeiro DVD, com repertório típico alemão e imagens bucólicas do Vale do Itajaí. O DVD tem lançamento previsto para setembro.

Por onde passa, o grupo musical vai escoltado pela Choppmotorrad, moto Java 1951, de fabricação tcheca, equipada com um sidecar que acomoda um barril de 30 litros de chope Eisenbahn. A engenhoca foi criada por Ingo Penz e Horácio Braun, em 1986, e se tornou um dos símbolos da Oktoberfest, desfilando pelas ruas da cidade nos 18 dias da festa.

Leave a Reply