Leonardo Jeszensky

Brasileiro-húngaro, nasceu em 1976. Aos 11 anos começou a estudar música (contrabaixo e violão) por iniciativa própria. Aos 15 anos escolheu o violino como seu instrumento principal. Teve aulas de violino na ULM (com Anderson Rocha), na Escola Municipal de Música de SP (com Cristina Rapp) e mais tarde com a violinista Cecilia Guida. Trabalhou com o violonista Eduardo Agni por 4 anos participando dos cds Kronos e Um outro silêncio.

Formou-se em composição pela UNICAMP em 2001.

Em 2002 mudou-se para a Europa com a finalidade de estudar o repertório de música tradicional para violino da Hungria e Romênia.  Morou por 8 anos na Hungria e nesse período realizou extensa pesquisa de campo na Romênia, tendo como resultado mais de 100 horas de performances de música tradicional gravadas in loco.

Em Budapest estudou 7 anos com a violinista Márta Virágvölgyi na escola de música tradicional Óbudai Népzene Iskola e ao mesmo tempo no College of Nyiregyháza, onde diplomou-se em música tradicional/violino em 2008 (bacharelado e licenciatura). Sua dissertacao teve como tema a música para cordas da vila húngara de Csávás (Transilvânia – Romênia).

Em sua permanencia na Hungria apresentou-se regularmente em Budapest com seu trio “Fürészelö Banda” com quem gravou o cd “Hungarian Music from Transilvania” (2005).

Em 2006 formou com o pianista italiano Giovanni De Cecco o “Duo De Cecco – Jeszensky”. Seu repertório é centrado na musica tradicional romena e klezmer. Entre 2006 e 2009 o duo realizou concertos na Itália, Hungria, Áustria, Alemanha, Suécia, Turquia e Romênia. Em 2008 gravou o cd “Traditional music from Romania”.

Estuda música clássica turca desde sua primeira estada de 3 meses em Istanbul que ocorreu em setembro-dezembro de 2001. A partir de 2007 frequenta regularmente cursos de musica turca na Grécia, estudando baglama (instrumento tradicional) com Erdal Erzincan, ud (alaúde turco) com Yurdal Tokcan e tanbur com Murat Aydemir.

Em 2010 mudou-se para Istanbul a fim de continuar seus estudos na área. Frequentou cursos de graduação e mestrado no conservatório da universidade ITÜ (Istanbul Teknik Üniversitesi) tendo finalizado o programa de teoria da música clássica turca (makam teorisi) em 2011.

Hoje mora em Istanbul, é professor de violino e continua seus estudos de ud sob a orientação de Necati Celik e tanbur com Murat Aydemir.
https://www.youtube.com/watch?v=8RBopwpEJ_U

 

Leave a Reply