O Ministério da Cultura (Minc) lançou, recentemente, três editais que, juntos, vão liberar R$ 13 milhões para iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva. No Piauí, a Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Ministério, vai realizar oficinas voltadas para aqueles que atuam nas áreas propostas pelos editais: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Culturas de Redes – Fortalecimento de Redes Culturais do Brasil.As oficinas acontecem de 4 a 7 de agosto em Bom Jesus, Teresina, Piripiri e Parnaíba. “O principal objetivo é capacitar e tirar as dúvidas dos interessados para que eles possam ter acesso aos recursos disponibilizados por meio dos editais. Nós queremos realizar oficinas permanentes, voltadas não só para os editais do Minc, mas para outras instituições que apoiam a cultura no nosso país”, explica o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Na última semana, Fábio Novo esteve em Brasília e se reuniu com o ministro interino da Cultura, João Brant. No encontro, foi definida a vinda de técnicos do ministério para ajudar no processo de mobilização e qualificação, através das oficinas. O secretário também está articulando a vinda da caravana do Minc ao Piauí.O chefe da representação regional Nordeste do Ministério da Cultura, Gilson Barros, que irá ministrar as oficinas no Piauí, explica que esses três editais são voltados para projetos e iniciativas que tenham, no mínimo, um ano de atividade. “Os editais são voltados para ações que já estão acontecendo. Sendo que, um mesmo projeto, dependendo da sua atuação, pode ser inscrito em mais de um edital. O Ministério da Cultura quer ampliar a participação nesse processo”, disse.Gilson afirma que algumas mudanças, impostas pela nova lei “Cultura Viva”, favorecem a participação de um número maior de projetos. “Agora, a prestação de contas não é mais financeira. A iniciativa beneficiada tem que provar que realizou as ações propostas no edital. Antes, muitos projetos ficavam de fora por conta dessa dificuldade”, explica.

Para mais informações sobre os editais com inscrições abertas, basta acessar o site do Ministério da Cultura, no endereço: http://www.cultura.gov.br/editais2015.

Segue o cronograma das oficinas:04/08 – Bom Jesus – Gurgueia Palace Hotel – BR 135 – S/Nº05/08 – Teresina – Secretaria de Estado de Cultura – Praça Marechal Deodoro, 816 – Centro06/08 – Piripiri – Praça de Eventos Vice-prefeito Arimatéia Sousa. Rua 18 de setembro, S/Nº07/08 – Parnaíba – Universidade Federal do Piauí – UFPI – Campus Ministro Reis Veloso – Av. São Sebastião, 2819

Fonte: Secretaria de Cultura promove oficinas para ajudar na captação de recursos – Portal do Governo do Estado do Piauí