Formado em Letras troca aulas por sertanejo e emplaca hit ‘Aquele 1%’

Musical ‘A Princesa Frida’ estreia no Teatro Bradesco 
22 de setembro de 2015
Terraza Music Park
20 de outubro de 2015

Formado em Letras troca aulas por sertanejo e emplaca hit ‘Aquele 1%’

 

“Por que ele estuda tanto para fazer essas ‘porcarias para o povão’?”. Vinícius Poeta tinha que ouvir comentários do tipo de colegas do curso de Letras, na Universidade Federal do Ceará. Além de estudar e lecionar português, ele compunha forró e sertanejo. Formado, foi bem como professor e virou coordenador. Mas a música falou mais alto. Vinícius é coautor da faixa mais tocada no Brasil hoje: “Aquele 1%”, na voz de Marcos & Belutti e Wesley Safadão.

Aos 28 anos, o goiano radicado em Fortaleza largou o emprego no colégio Maria Ester II, o mesmo em que estudou quando criança. Ele não tinha mais tempo para dividir a demanda dos alunos com a de bandas de forró e duplas sertanejas. O dinheiro na nova composição é muito maior, ele diz. Segundo levantamento da Crowley, “Aquele 1%” lidera há três semanas a lista das mais tocadas nas rádios do Brasil.

“Não dá para calcular a diferença, não gosto nem de falar. Ganhava até bem na escola, por ser coordenador, mas música dá uma estabilidade financeira muito louca”, define. “O Brasil não valoriza a educação, infelizmente”, diz. “Se tivesse tempo, dava aula até de graça. Mas a música é ciumenta. Quando te pega, não dá espaço para mais nada.”

Mestre & aluno
O outro autor de “Aquele 1%” é Benício Neto, que é ex-aluno de Vinícius Poeta. Ele prestou vestibular para Arquitetura, mas também se rendeu à música. Eles fazem parte de um time de compositores, com Júnior Gomes e Vini Show. O quarteto Seu Hit já fez contabiliza mais de 100 músicas de forró e 50 de sertanejo. Fernando & Sorocaba. Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Henrique & Juliano são “clientes”.

Vinícius Poeta (Foto: Divulgação)

Drummond & Vinicius
Vinícius é fã de literatura de cordel, de Carlos Drummond de Andrade e do xará poeta de Moraes. O hit de Poeta está longe do estilo do poetinha: “Tô namorando todo mundo / 99% por cento anjo, perfeito / Mas aquele 1% é vagabundo”. Mesmo assim, ele diz ter aprendido com os poetas a “ver as coisas de outra forma, ter boas sacadas”. Juntou a lição de literatura à do empresário e músico Sorocaba: “Para emplacar, a música deve ter um papo diferente”.

Belutti, Safadão e Marcos cantam 'Aquele 1%' (Foto: Divulgação)Belutti, Safadão e Marcos cantam ‘Aquele 1%’, faixa
nº 1 nas rádios do Brasil (Foto: Divulgação)

As composições começaram há quatro anos. Nos corredores da faculdade, ouvia “piadinhas” e “olhares tortos”.”O Vinicíus é bom em literatura, por que está fazendo esse tipo de coisa?”, perguntavam. “Eram pessoas ignorantes que achavam que existia um tipo de elite. Como se eu não pudesse dançar forró e sertanejo sendo formado em Letras”, diz. “A lição que fica é que fazer o que gosta. Estou dando certo porque eu não liguei para os comentários”, conclui.

Pedro & Benício
Vinícius Poeta também quer ser escritor. Chegou a emplacar poesias em coletâneas locais. “Espero lançar meu livro, mas agora não dá”. Entre os vários sucessos do time estão “Fora de área”, com Fred & Gustavo (“Tá ligando pro seu namorado e só da desligado? Tá errado!”) e “Levanta a mão pro céu”, dos Solteirões do Forró  (“Levanta a mão pro céu e grita obrigado / Eu tô solteiro e desmantelado”).

O maior investimento atual é em Pedro & Benício, nova dupla que tem o colega de composição e ex-aluno. Ele também aposta na balada “Ainda” (“Ainda que perdesse a memória teria o coração”). A gravação é do grupo Tróia, autointitulado “primeira boyband sertaneja do Brasil”. “Tem muita mais romântica nossa vindo aí. Eu vou usar a poesia, vou usar o que aprendi”, diz.

Fonte: Formado em Letras troca aulas por sertanejo e emplaca hit ‘Aquele 1%’