Vocalistas foram a favor do fim do grupo de pagode, mas, com o retorno anunciado da banda, começaram a fazer shows pelo Brasil com hits do Exalta.

Anderson DezanDo EGO, no Rio

Thiaguinho e  Péricles em show em São Paulo (Foto: Cláudio Augusto/  Foto Rio News)Thiaguinho e Péricles em show em São Paulo (Foto: Cláudio Augusto/ Foto Rio News)

Polêmica no mundo do pagode! Fãs do grupo Exaltasamba estão usando as redes sociais para criticar a turnê “A Gente Faz a Festa”, que Thiaguinho, Péricles e Chrigor têm feito pelo Brasil. Para eles, não faz sentido os cantores estarem reunidos em um show para cantar hits da banda, já que foram os mesmos que quiseram encerrar o grupo de pagode para seguir carreiras-solo.

A turnê também causa revolta porque ela acontece justamente no mesmo período em que o Exaltasamba voltará reformulado com três novos vocalistas para comemorar seus 30 anos de criação. Da formação original da banda, só continuam o percusionista Thell e o cavaquinista Brilhantina.

Thiaguinho, Péricles e Chrigor: juntos no mesmo palco (Foto: Reprodução/Instagram)Thiaguinho, Péricles e Chrigor: juntos no mesmo
palco (Foto: Reprodução/Instagram)

“Acabaram com o Exalta para cantarem juntos fora do grupo… Não entendi”, criticou um fã na página de Péricles no Facebook. “Feio demais! Dois artistas que sempre tive como ídolos, Péricles e Chrigor, usando o nome Exaltasamba, que eles mesmos decidiram acabar! Agora decidem voltar para desmanchar o verdadeiro Exalta 30 anos”, opinou outro.

“Que coisa mais zuada o que está acontecendo! Chrigor e Péricles se deixando prestar a esse papelão de usar o nome Exaltasamba em um projeto só para tentar diminuir a volta do grupo! O Exaltasamba é maior que vocês e o sol brilha para todos! Vamos trabalhar e deixar os outros trabalhar”, fez coro um terceiro.

“O Exalta gravou quatro DVDs e em nenhum momento chamou o Chrigor para participar. Será que na época tinham perdido o contato dele e só acharam agora no ‘A Gente Faz a Festa’? Pra mim, são dois projetos separados. ‘A Gente Faz a Festa’ não é a volta do Exalta. É um belo projeto, sem dúvida, mas, como fã do Exalta, me acho manipulado, pois, no final, é tudo dinheiro”, avaliou uma página no Facebook especializada em pagode.

Brilhantina e Thell vão continuar no novo Exaltasamba (Foto: Divulgação)Brilhantina e Thell vão continuar no novo
Exaltasamba (Foto: Divulgação)

Mais polêmica

Procurados pelo EGO, Thiaguinho e Péricles não quiseram se pronunciar sobre as críticas recebidas nas redes sociais. Segundo a assessoria de imprensa deles, o projeto “A Gente Faz a Festa” foi criado antes de ser anunciada a volta do Exaltasamba e a turnê só foi estendida para o Brasil após pedidos do público.

Já José Zima, gestor da carreira do novo Exaltasamba, demonstrou estar insatisfeito com a confusão. “É lamentável essa concorrência desleal ao permitir que os promotores e produtores locais dos shows pelo Brasil tentem vender de forma dissimulada para o público o que seria a volta do Exaltasamba para comemorar os 30 anos do grupo”, disse ele.

“Ainda mais porque é de pleno conhecimento deles que, por decisão judicial vigente, quem pode estar no mercado com todas as atividades do Exaltasamba são seus dois fundadores remanescentes: Thell e Brilhantina”, completou.

Romero Ribeiro, Jeffinho e Nego Branco: os novos cantores do Exaltasamba (Foto: Divulgação)Romero Ribeiro, Jeffinho e Nego Branco: os novos
cantores do Exaltasamba (Foto: Divulgação)

Entenda a confusão

O Exaltasamba chegou ao fim no início de 2012, quando Thiaguinho e Péricles optaram por seguir carreira solo. Pinha, que também participava do grupo de pagode, foi trabalhar na banda de Péricles. Já Thell e Brilhantina eram contra a despedida e não escondiam isso em entrevistas.

Eles tiveram a ideia de retomar o grupo, mas esbarraram na questão societária que também envolvia Thiaguinho, Péricles e Pinha. Resultado: a questão precisou parar nos tribunais e, só depois algumas audiências, a Justiça autorizou a dupla a utilizar a marca, alegando que eles foram os únicos remanescentes do Exaltasamba após o abandono de três integrantes.

Thiaguinho, Chrigor e Péricles (Foto: Caio Duran/ Azzi Agency)Thiaguinho, Chrigor e Péricles
(Foto: Caio Duran/ Azzi Agency)

Paralelo à disputa judicial, Thiaguinho e Péricles se reuniram e montaram o show “A Gente Faz a Festa” com Chrigor, ex-integrante do Exaltasamba. Pinha também faz eventuais participações nos shows que contam com hits do grupo de pagode.

O projeto começou no meio de 2015 como uma temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro. Devido ao sucesso, eles decidiram levar a turnê pelo Brasil em 2016, mesmo ano em que o Exaltasamba voltará reformulado, com três vocalistas. Entre eles está Romero Ribeiro, ex-finalista do “The Voice Brasil”. Os outros dois são carioca Jeffinho e o paulista Nego Branco.