Miguel Proença realiza uma série de atividades pelo projeto Piano Brasil VIII no Conservatório UFMG

O pianista Miguel Proença está rodando o país com a oitava edição do Piano Brasil, iniciativa dedicada à música erudita brasileira. Ele vai passar por 15 cidades, entre elas Belo Horizonte, na qual faz parada hoje e amanhã. O músico realiza, no Conservatório UFMG, atividades para públicos diversos, como master class, concerto didático e recital.

Hoje, a partir das 15h, Miguel se encontra com estudantes, artistas e professores já dedicados ao estudo do piano em uma master class. “É uma conversa sobre o instrumento. Apresento a eles o pensamento de que cada intérprete tem que descobrir o seu caminho de interpretar, alguma maneira de ter personalidade musical. Mostro caminhos para que eles se desenvolvam por meio de uma pesquisa sobre o instrumento e ressalto que não se pode acomodar na primeira execução”, afirma o pianista.

No dia seguinte, o encontro será dedicado a um público com outro perfil – dessa vez, para aqueles ainda não iniciados na linguagem da música erudita. Miguel faz um concerto didático, às 10h, para escolas da rede pública estadual.

“Converso e provoco os alunos a participarem. Apresento a sonoridade do piano e mostro que o som do instrumento é mais agradável que o do tablet”, brinca. Na ocasião, os alunos recebem uma cartilha gratuita ilustrativa voltada para a iniciação à música erudita brasileira.

Já na última etapa do Piano Brasil VIII, Miguel recebe o público em geral em um recital que caminha por obras de Villa-Lobos, Chopin, Brahms e Debussy. O pianista se apresenta amanhã a noite, às 20h.

Agenda

O quê. Piano Brasil VIII com Miguel Proença

Quando. Hoje e amanhã

Onde. Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1.534, centro)

Quanto. Entrada gratuita, com distribuição de senhas, para o recital de amanhã. Para a master class, inscrições pelo e-mail branco@brancoproducoes.com

Fonte: A sonoridade do piano para todos os públicos | JORNAL O TEMPO