Sustenido e bemol

O que significa sustenido e bemol?

Na música ocidental, há 12 notas: dó, dó#, ré, ré#, mi, fá, fá#, sol, sol#, lá, lá# e si. O símbolo “#” significa sustenido. Dessas 12 notas, 7 delas recebem um nome específico (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) e as demais são identificadas por um sustenido (#) ou bemol (b) dessas notas, também chamados de alterações. Um sustenido, por definição, é a menor distância entre duas notas na música ocidental, assim como um bemol. A diferença de nomenclatura (bemol ou sustenido) serve apenas para indicar se estamos nos referindo a uma nota acima ou abaixo. Por exemplo: Ré bemol é o mesmo que Dó sustenido. Leia a próxima seção “o que são tons e semitons” para complementar esse conceito. Abaixo seguem algumas representações e suas equivalências, para facilitar o entendimento:

Ré # # = Mi

Mi b b = Ré

Mi # = Fá

Fá b = Mi

Na prática, podemos usar as nomenclaturas Fá b, Ré ##, ou estaria “errado”?

Dizer “Fá b”, por exemplo, não parece muito adequado, afinal isso equivale à nota Mi. Mas está errado dizer “Fá b” por causa disso, ou dependendo da situação isso é permitido?

 

Sustenidos no piano

No piano, as teclas brancas contêm as notas com nome específico (C, D, E, F, G, A, B) e as teclas pretas contêm as alterações (C#, D#, F#, G#, A#).


 

Tom e semitom

O que é um tom?

Um tom é uma distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis).

O que é um semitom?

Um semitom é uma distância de um sustenido (ou de um bemol). Por exemplo, a distância entre dó e ré é de um tom, pois entre dó e ré há uma distância de dois sustenidos (de dó para dó# e de dó# para ré). Simples, não?! Para ficar ainda mais claro, nada melhor do que uns exercícios:

Qual a distância entre as notas sol e si? Vamos conferir quantos sustenidos (semitons) há entre sol e si:

tom

Logo, há 4 sustenidos de distância, totalizando 2 tons. Agora que você já sabe dizer a distância entre as notas, tente encontrar a distância entre ré e fá. Depois confira abaixo.

semitom

Logo, a distância é de um tom e meio.

Obs: um tom e meio = um tom + um semitom.

Nos instrumentos: violão, guitarra, baixo, cavaquinho, ukulelê, entre outros, cada casa do braço do instrumento corresponde a um semitom.


Notas violão e notas teclado

Mapeando as notas no violão e no teclado

Nesse tópico, iremos mostrar como se localizam as 12 notas (C, C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B) em alguns instrumentos. Vamos começar pelo tecladopiano.

Notas no teclado

Nesse instrumento, as teclas pretas contêm as notas com alterações (sustenidos) e as teclas brancas contêm as demais notas. Observe abaixo:

notas teclado

Notas no violão

No violãoguitarra, cada corda solta corresponde a uma determinada nota (E, B, G, D, A, E, respectivamente da mais aguda para a mais grave). As demais notas estão distribuídas conforme o desenho abaixo, onde os números representam as casas do braço:

notas violao

Observe que no violão é um pouco difícil decorar onde ficam todas as notas, mas isso se tornará mais fácil à medida que você for estudando os assuntos aqui do site, pois existem muitos atalhos que ajudam na localização imediata (pensar nos graus, acordes, escalas, etc.). Com o tempo, certamente o braço desse instrumento estará completamente dominado por você, não se preocupe.


creditos e fonte – Descomplicando musica

Leave a Reply