Acordes – Oitavas – Tríades
26 de outubro de 2017
Instabilidade na Música – Como adquirir uma carreira de sucesso musical
30 de outubro de 2017

Cifras – Compassos – Arpejos

 

Cifra significado

Cifra é uma notação para representar os nomes dos acordes. Já aprendemos que a nomenclatura básica para as notas é a seguinte:

C –> dó

D –> ré

E –> mi

F –> fá

G –> sol

A –> lá

B –> si

Agora iremos destacar que os acordes também são identificados com essa notação. Em uma cifra, o nome do acorde acaba recebendo o nome da nota fundamental (1º grau) do acorde. Por exemplo, um acorde formado pela tríade C, E, G é chamado de C (Dó).

Geralmente, essa é a nota mais grave (que está no baixo) do acorde. Mas esse detalhe do baixo não é uma regra, pois o acorde pode estar invertido (não se preocupe com esse detalhe agora, pois estudaremos esse assunto profundamente em outros tópicos).

Significado da cifra nas músicas

Bom, é por isso que existe o termo “cifrar” uma música: significa escrever os acordes na ordem em que eles aparecem dentro da música. Geralmente isso é feito em cima da letra da música, mostrando o ponto certo em que o acorde deve ser tocado, como no exemplo abaixo:

C

Atirei o pau no gato – to

Dm

Mas o gato – to

C

Não Morreu – reu – reu

Procure decorar a simbologia das cifras que mostramos aqui caso ainda não saiba. Escreva num papel todas as notas utilizando sua representação e mentalize a qual nota cada letra se refere. Em pouco tempo essa leitura já estará automática.


Compasso significado

O que é um compasso?

Um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical. Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela.

O significado de compasso pode se resumir a uma divisão de uma música em partes menores igualmente espaçadas. Essa divisão se baseia no tempo (andamento) da música.

Na partitura, os compassos são representados como linhas verticais desenhadas sobre a pauta.  Para quem não sabe partitura, vamos dar uma definição mais simplista: compasso é um intervalo de tempo. Acordes que possuem a mesma duração (ficam a mesma quantidade de tempo) na música, ficam divididos por compassos iguais.

Quando um acorde, nesse caso, dura a metade do tempo dos outros acordes, dizemos que ele durou meio compasso.

Os compassos representam uma outra forma de se escrever o acompanhamento dos acordes de uma música, além da já mencionada cifra. Nesse caso, a representação dos compassos é feita por meio de barras “| |”. A diferença é que a letra da música não precisa aparecer, já que a duração de cada acorde na música vai ser especificada por meio dos compassos. Por exemplo, observe esse trecho:

C

Atirei o pau no gato – to

Dm

Mas o gato – to

C

Não Morreu – reu – reu

Ao utilizar os compassos, poderíamos escrever esse mesmo treco da seguinte forma:

| C | C | Dm | C |

Significado do compasso substituindo a cifra

Note que o acorde de Dó apareceu duas vezes consecutivas no início, pois ele durou dois compassos (o dobro do tempo do acorde Dm). É dessa forma que os compassos representam os tempos na notação simplificada.

Arpejo

Arpejo é quando as notas de um determinado acorde são tocadas uma após a outra. Por exemplo, as notas que formam o acorde de Dó maior são: C, E, G. Quando tocamos essas 3 notas separadamente uma após a outra, formamos o arpejo de Dó, e quando tocamos essas 3 notas ao mesmo tempo, formamos o acorde de Dó.

Todo acorde, por mais complexo que seja, tem um arpejo, pois sempre podemos tocar nota por nota. Essa técnica pode ser usada para embelezar alguma harmonia ou ainda servir como trecho de um solo.

Arpejo na guitarra

Vale a pena destacar que os guitarristas costumam utilizar também outra definição para arpejo, associada a uma técnica. Essa técnica consiste em tocar uma nota por corda, com movimentos de sobe e desce no braço do instrumento, abrangendo também algumas variações (arpejo com salto de corda, micro arpejo, etc.).


 

 

creditos e fonte – Descomplicando musica